Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Bolo de limão e chocolate

Há muito que queria fazer (e comer, sobretudo... :)) um bolo que conjugasse limão e chocolate, o que não é fácil de encontrar a nível de receitas. Por isso, inspirei-me na receita do bolo de laranja do livro base de receitas Bimby, e, com algumas adaptações, fiz este:
 
 
Ingredientes:
- 1 limão inteiro, com casca (convém ser biológico, para evitar os pesticidas que as cascas costumam ter); - Sumo de 2 limões; - 180 g de açúcar; - 70 g de chocolate em pó; - 300 g de farinha; - 100 g de manteiga (substituí parte por azeite); - 2 ovos; - 300 g de farinha; - 1 chávena pequena/média de leite;
2 colheres de chá de fermento para bolos.
 
Como fazer:
Pré-aquecer o forno a 180º. Retirar as pevides do limão (são amargas), e parti-lo em 4 pedaços. Colocá-lo na Bimby com o sumo de 1 limão, na velocidade 10, por cerca de 15 segundos. Juntar o açucar, a manteiga/azeite, os ovos e o chocolate, na velocidade 4, temperatura 37º, durante 2 minutos. Adicionar a farinha, o fermento e o leite, na velocidade 3, por 20 segundos. Provar para ver se necessita de mais açucar, (caso em que se deve misturar muito bem). Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levar ao forno por 30 minutos, ou até que o garfo/palito saia limpo. Deixar arrefecer, fazer alguns furinhos com um palito, e regar com o restante sumo de limão.
 
O meu ficou assim baixinho, porque a forma era grande demais, para a próxima, devo usar uma forma mais pequena.
Ficou mesmo bom, e é uma bomba de vitamina C! :)



 

Sem comentários:

Enviar um comentário